
terça-feira, 20 de abril de 2010
Alívio da TPM...

sexta-feira, 16 de abril de 2010
Dificuldade para respirar??

A asma é uma doença crônica que consiste na inflamação das vias aéreas, o que causa a dificuldade respiratória. Além da medicação, outras formas de tratamentos podem auxiliar na prevenção e recuperação dos pacientes. É o caso da fisioterapia respiratória, indicada tanto para a prevenção quanto para o tratamento de pacientes com distúrbios pulmonares.
Segundo a fisioterapeuta Sara Menezes, presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir), nas crises de asma, o paciente tem um estreitamento das vias aéreas, os músculos responsáveis pela respiração são sobrecarregados e a musculatura acessória – que normalmente não participa da respiração – é recrutada para conseguir manter a ventilação. Além disso, a respiração nasal é substituída pela respiração oral, favorecendo alterações posturais do tronco e da cabeça. “Com o passar dos anos, a respiração modificada provoca um desequilíbrio de toda a musculatura do tórax que pode ocasionar o surgimento de deformidades. Essas deformações levam o paciente a um círculo vicioso, no qual a respiração inadequada piora a postura, a qual passa a interferir na respiração”, afirma.
Para o presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Roberto Cepeda, a fisioterapia respiratória utiliza técnicas de relaxamento, alongamento e fortalecimento dos músculos do corpo, promovendo, assim, a reeducação funcional respiratória. Sara Menezes afirma que o tratamento da fisioterapia na asma se divide em dois momentos: durante a crise, cujo principal objetivo é a redução da falta de ar por meio de posicionamento adequado, nebulização e uso da ventilação não invasiva. No segundo momento, no período inter-crise, é priorizada a reeducação postural e um programa supervisionado de exercícios físicos.
terça-feira, 6 de abril de 2010
UEPB contra o vírus H1N1
Clínica Escola de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba começou a vacinar a população saudável de 20 a 39 anos de idade contra o vírus da gripe A (H1N1). A atividade se estenderá até o dia 23 de abril. A Clínica tem convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) e está trabalhando conforme o calendário de vacinação acordado pelo Ministério da Saúde em todo o país.
Segundo o calendário inicial do Ministério da Saúde, a campanha de vacinação se iniciou no dia 22 de março, com gestantes, crianças com até dois anos, doentes crônicos e profissionais de saúde. O calendário para estes grupos foi prorrogado até o dia 23 de abril. De 05 a 23 de abril é a vez da população saudável de 20 a 29 anos se vacinar.
Na Paraíba, a Secretaria Estadual de Saúde liberou a campanha antecipadamente para os outros grupos prioritários. Neste caso, a Clínica Escola da UEPB estará vacinando também o grupo da população saudável de 30 a 39 anos, que seria, de acordo com o calendário inicial, de 10 a 21 de maio.
A vacina contra o vírus H1N1 está sendo administrada no turno da manhã, de segunda a sexta-feira. Segundo o calendário oficial do Ministério, a vacinação do vírus para a população acima de 60 anos será realizada junto à campanha anual contra a gripe comum, de 24 de abril a 07 de maio.
A coordenadora da Clínica de Enfermagem, Odete Leandro e a professora Ardigleusa Alves, ambas provenientes do Departamento de Enfermagem, também informaram que a Clínica já oferece para a população em geral, as vacinas de tétano, difteria, hepatite e tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), que podem ser tomadas regularmente as segundas e quartas-feiras, no período da manhã.
A Clínica Escola de Enfermagem da UEPB se localiza nas dependências do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), campus de Bodocongó, em Campina Grande.

Fonte: www.uepb.edu.br