segunda-feira, 15 de março de 2010

Fisioterapia pode ajudar no tratamento de insônia e apneia

O sono é regulado por um grande número de neurotransmissores e hormônios que operam com objetivo de assegurar que o mesmo não seja perturbado por fatores externos.

O sono nos seres humanos é dividido usualmente em duas fases principais: sono de Movimento Rápido dos Olhos (REM), que é o sono profundo, onde ocorrem os sonhos e o sono não REM. Transtornos do sono como a insônia e a apneia do sono (parada respiratória), resultam em alterações importantes no sistema imunológico.

A apneia obstrutiva do sono é caracterizada por episódios repetidos de obstrução das vias aéreas de forma parcial ou completa que resultam em um sono fragmentado, sonolência excessiva e, frequentemente, uma alteração na respiração que pode ser uma respiração excessiva ou fraca. A apneia está associada a problemas cardiovasculares, como hipertensão arterial, arritmia cardíaca e síndromes metabólicas como, por exemplo, o diabetes. A obesidade também é outro fator desencadeante de apneia do sono.

O estresse é considerado como um dos grandes fatores desencadeantes de insônia. Muitos estudos vêm sendo realizados para avaliar o impacto do sono inadequado sobre a qualidade de vida, a morbidade (surgimento de doenças) e a mortalidade. Além do mais, sentimentos reprimidos podem causar uma ativação psicológica ou fisiológica tendo como resultado a insônia.

A qualidade do sono está associada a diversos fatores, como o estresse, o colchão utilizado e a postura correta na cama, que não só contribui para uma boa noite de sono como também para a saúde da sua coluna. O colchão deve proporcionar um excelente suporte ao corpo, adaptando-se à sua forma. Quando comprar o colchão, você deve adquirir o produto conforme o seu biotipo. Dormir bem é fundamental para a saúde do corpo e da mente.

Um bom programa de fisioterapia baseado na avaliação do nível de estresse e atividades de vida diária pode ser uma solução para quem apresenta uma má qualidade do sono, insônia ou apneia do sono.


Fonte: Vyaestelar

Nenhum comentário:

Postar um comentário