Para ser um ortoptista é necessária graduação em curso de nível superior de Ortóptica. Algumas das matérias que fazem parte da grade curricular da maioria dos cursos são: anatomia; patologia geral; psicologia; bioquímica; biofísica; bioética; ortóptica; optometria; óptica fisiológica e psicofísica da visão, entre outros. Deve-se distinguir a ortóptica da oftalmologia, pois são dois campos distintos e ao mesmo tempo interligados, pois ambos buscam promover a saúde ocular, porém tratam de distúrbios diferentes. Esses profissionais podem, inclusive, trabalhar em conjunto em alguns casos.
A Ortóptica também é bastante confundida com a Fisioterapia Ocular, Fisioterapia Ortóptica, ou até chamada por alguns de Fisioterapia Oftalmológica, que é uma área da fisioterapia que trabalha a relação entre a visão e o equilíbrio postural. É uma área pouco difundida no meio terapêutico devido à complexidade dos exercícios oculares.
A metodologia da fisioterapia ocular esta baseada no equilíbrio da musculatura intrínseca do olho e toda sua relação com as cadeias musculares e tem como objetivos: Identificar as possíveis causas dos transtornos posturais através do desequilíbrio ocular, entender as relações entre os distúrbios visuais e os distúrbios cinéticos funcionais, assim como desenvolver habilidades no âmbito de prescrição de exercícios oculares para melhora do equilíbrio postural.
O Fisioterapeuta Ocular, é aquele que além de graduado em Fisioterapia, possui o curso de formação profissional
O mercado de trabalho para a ortoptica é amplo, justamente pela falta de profissionais qualificados para atender a demanda. Muitas vezes o trabalho do ortoptista é realizado por um oftalmologista por falta de profissionais da área. Isso por que a profissão ainda não é muito difundida no Brasil e é facilmente confundida com a oftalmologia ou com a Fisioterapia.
A Ortóptica existe em diversos países do mundo, tais como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Japão, Argentina, Uruguai, França. No Brasil existe há 60 anos. Segundo o Conselho Brasileiro de Ortóptica, há cerca de 300 profissionais no país. Atualmente, existe apenas um curso superior que oferece a formação em ortoptista, na universidade do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, no Rio de Janeiro, com duração de três anos.
Porém alguns Fisioterapeutas defendem que por se tratar de exercícios de cadeias musculares, utilizando recursos cinéticos funcionais e biomecânicos, também possam exercer diagnóstico, prevenção e tratamento nos musculos intrínsecos do olho. Mas o fato é que nem a Fisioterapia Ortóptica, nem a Ortóptica ainda foram reconhecidas como especialização e profissão respectivamente. Esta é uma realidade que ainda apresenta-se como uma luta do Conselho Brasileiro de Ortóptica.
Estou cursando o 7° semestre de fisioterapia, e é a 1° vez que leio algo relacionado à ortoptista, gostei muito da matéria e achei muito importante. Interessante como a fisio é uma área tão importante quanto na prevenção,na reabilitação e que também dá o suporte para todas as áreas da saúde. Por tudo isso digo: Amo a fisioterapia e tenho muito orgulho dela!
ResponderExcluirMAÍRA...SOU PROFISSIONAL DE ORTÓPTICA E FONOAUDIOLOGIA.
ResponderExcluirCASO QUEIRA MAIORES ESCLARECIMENTOS SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ORTÓPTICA E SUA RELAÇÃO COM OUTROS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE, PODE ENTRAR EM CONTATO COMIGO
THEREZA CRISTINA LOPES
thelopes@ig.com.br
Olá, meu nome é Ana Carla, sou estudante de Fisioterapia 7º Semestre. Gostaria de mais informações acerca da ortóptica. Obrigada.
ExcluirQual sua opinião acerca da ortóptica poder ser exercida por fisioterapeutas?
ExcluirOla!
ResponderExcluirMeu nome é luana. Sou prof do curso de fisio em São José dos Campos. Gostaria de saber onde encontrar mais matérias sobre esse assunto e ainda se existe algum fisio que possa vir falar de sua experiência nesta área aos meus alunos.
Obrigada por hora
Estou procurando clinicas e/ou na cidade do Rio de Janeiro, onde possa encontrar a fisioterapia ortoptica, que foi indicada para meu neto de 10 anos. Alguém poderia me ajudar.
ResponderExcluirPaulo Carvalho
paulokverko@gmail.com
Olá! Sou academico do 7° período de Fisioterapia da PUC Goiás e fiquei fascinado por essa área a mais que é a Fisioterapia ocular. Queria saber aonde posso encontrar profissionais de fisio que atuam nessa área e se tem algum curso que eu possa fazer! Aguardo respostas ansiosamente! Qlq coisa me add ai para que podemos trocar informações sobre esse tema: murilomg_@hotmail.com
ResponderExcluirolá,meu nome é carla,sou acadêmica de fisioterapia-6ºperíodo e quero ajuda para saber onde cursar fisioterapia ocular no R.j ou se é preciso cursar ortóptica e reduzir algumas matérias da mesma grade de fisio? Gostei muito da matéria.Obrigada.
ResponderExcluirAtt,
carlafisio.cris@gmail.com
Tambem procuro profissionais de ortóptica na cidade do rio de janeiro, pois meu pai sofreu um AVC esquêmico de grande proporção e teve a visão periférica do lado esquerdo e a nasal do lado direito afetadas. Gostaria de maiores esclarecimentos e saber de que forma a ortóptica poderia ajudá-lo em sua recuperação.
ResponderExcluirGostaria de conhecer mais sobre fisioterapia ocular. E gostaria também de conhecer um profissional nesta área. Entre em contato comigo pelo Email carolina_lages@hotmail.com.
ResponderExcluirObrigada.
gostaria de saber se casos de miopia e artigmatismo são tratados por meio da ortóptica.
ResponderExcluirMuito interessante. Gostaria de saber aonde cursar e mais detalhes sobre a área. Meu email é kfis@ig.com.br, Obrigada.
ResponderExcluirKamila