sábado, 20 de junho de 2009

Programa Bolsa Manutenção

Com o objetivo de criar um programa que pudesse atender os estudantes da Universidade Estadual da Paraíba comprovadamente carentes, o Conselho Universitário da UEPB (CONSUNI), instituiu, no dia 18 de maio, o Programa Bolsa Manutenção, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação. A Resolução 18/2009, que trata do assunto, foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 29 de maio.

Ao todo, serão 69 bolsas no valor mensal de R$ 400, inicialmente distribuídas da seguinte forma: 19 para Campina Grande, três para o Campus de Lagoa Seca, 17 para Guarabira, dez para João Pessoa, dez para Monteiro e dez para Patos.

Poderão ser atendidos com a bolsa os estudantes carentes que comprovem pertencer à família cuja renda mensal não ultrapasse três salários mínimos; que estejam regularmente matriculados nos cursos de graduação da UEPB (preferencialmente um único curso) e que sejam oriundos de municípios distintos daqueles onde se situam os campi.

De acordo com a PROEG, somente em Campina Grande os alunos deverão optar entre os benefícios da Bolsa Manutenção ou Residência Universitária. Nos demais campi, será disponibilizada apenas a Bolsa Manutenção.

Inscrições
Anualmente, a PROEG realizará duas seleções, nos meses de fevereiro e julho, mediante existência de vagas. As inscrições para a primeira seleção, já em 2009, serão feitas entre os dias 29 de junho a 17 de julho, nos seguintes endereços:

• Campus I: Campina Grande - prédio da PROEG, Assessoria Estudantil, localizado na Avenida das Baraúnas, 351, Campus Universitário, Bairro de Bodocongó, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30;
• Campus II: Lagoa Seca;
• Campus III: Guarabira;
• Campus V: João Pessoa;
• Campus VI: Monteiro
• Campus VII: Patos, na secretaria da Direção de Centro.

Para efetuar a inscrição, o aluno deverá preencher um formulário, disponibilizado nos centros ou no no edital constando no site, e entregá-lo pessoalmente nas direções de Centro. O formulário I é específico para os estudantes do Campus I, enquanto o formulário II deve ser utilizado pelos alunos dos demais campi. Além disso, deverá apresentar cópias autenticadas da documentação exigida, que pode ser conferida no edital disponível em : www.uepb.edu.br .

Fonte: www.uepb.edu.br


Apesar do programa não atender todos os alunos carentes de nossa instituição, observamos uma nítida preocupação de nossa universidade com os alunos que se apresentam com baixo poder aquisitivo, muitas vezes passando por privações financeiras em casa em prol de sua formação profissional. Assim como o Restaurante Universitário e a Residência Universitária, esta bolsa vem se somar como mais uma ação concreta em favor dos alunos da estadual, colocando a instituição, dentre as demais instituições públicas de nosso pais, como a que mais ajuda o estudante, através de programas assistencialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário