sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Caminhos a serem percorridos...

É recente a entrada dos fisioterapeutas na área de distúrbios do sono, mas apesar do pouco tempo, a demanda por esses profissionais já é enorme. Há falta de profissionais capacitados para trabalharem na área. O fisioterapeuta Luis Vicente Franco de Oliveira, com doutorado em distúrbios cardiorespiratórios do sono pela Universidade de Brasília (UnB) e pesquisa realizada no Centro Médico de Veruno (Itália), acredita que atualmente há cerca de 20 fisioterapeutas trabalhando com distúrbios do sono no Brasil. Dr. Luis Vicente coordena o Laboratório de Distúrbios do Sono da Universidade do Vale do Paraíba (Univap).

A fisioterapeuta Kelly Ferrarezi, que trabalha no Instituto de Medicina e Sono de Campinas, está na área há um ano e meio e diz que toda a sua experiência foi adquirida na prática. Hoje, por não encontrar fisioterapeutas capacitados em distúrbios do sono, elas os treina para trabalharem na equipe. De acordo com Kelly, o primeiro passo para mostrar aos fisioterapeutas as possibilidades de trabalhar na área, prepará-los e abrir portas para a pesquisa é inserir o conteúdo na graduação. “É necessário também curso de especialização”, acrescenta. Dr. Luis Vicente acredita que para a atuação dos fisioterapeutas seria necessária à realização de um curso de especialização na área de sono e prática do estágio.


As contribuições do fisioterapeuta


A atenção ao paciente portador de distúrbios do sono é realizada por uma equipe multiprofissional, onde estão presentes médicos, técnicos em polissonografia, fisioterapeutas, odontólogos, psicólogos, nutricionista e educador físico. Cada vez mais percebe-se como é grande a contribuição que o fisioterapeuta pode dar a esta área, pois ele é um profissional com profundo conhecimento em anatomia, fisiologia e fisiopatologia dos diversos sistemas fisiológicos, em especial o sistema cardiorespiratório, além do domínio na área do suporte ventilatório não invasivo. Dr. Luis Vicente diz que já existem dados científicos que mostram o aumento da aderência ao tratamento por parte dos pacientes nos serviços onde existem fisioterapeutas. O paciente Jose Urias Fernandes, que durante o tratamento teve de dormir três noites no Instituto de Medicina e Sono de Campinas, acompanhado por fisioterapeutas diz que a presença desse profissional foi imprescindível no tratamento. “O fisioterapeuta se encaixou tão bem nessa área, que não vejo como a medicina do sono pode ficar sem ele”, diz.


O fisioterapeuta pode atuar em distúrbios como bruxismo, síndrome das pernas inquietas, na postura do sono, na higiene do sono e até utilizar conhecimento em distúrbios para tratamento de fibromiálgicos. Mas a área de maior atuação é a de distúrbios cardiorespiratórios. Os distúrbios do sono afetam até um terço da população adulta, e a apnéia obstrutiva corresponde a 70% dos atendimentos. No tratamento dos pacientes com apnéia, o fisioterapeuta faz a calibração do CPAP e o acompanhamento do aparelho, além de aplicar e analisar o exame de polissonografia.


Os fisioterapeutas também podem atuar em escolas, com a higiene do sono, mostrando qual o horário de estudo mais adequado para cada faixa etária e adaptando o ambiente de estudo dos alunos. Empresas com grande número de trabalhadores noturnos, como de caminhoneiros, têm procurado esses profissionais. Neste caso os fisioterapeutas atuam no esclarecimento de práticas e hábitos que podem evitar acidentes de trabalho e problemas de saúde.

Postura do Sono


A fisioterapeuta Silmara Rodrigues Bueno atua na área de postura do sono e desenvolve estudo no Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) sobre a relação do tipo de travesseiro utilizado com a qualidade do sono. Silmara, ao aplicar a fisioterapia convencional em seus pacientes, percebia que eles tinham reclamações muito parecidas. Então foi investigar se uma das causas não era o fato de dormirem em posição incorreta. Assim surgiu o projeto de mestrado, que resultou em parceria com a empresa Duoflex, especializada em tecnologia do sono.


“Hoje existe a cultura de implantação de um colchão bom, mas do travesseiro não”, diz Silmara. Segundo ela, estudos apontam que 82,9% dos indivíduos não utilizam o travesseiro corretamente. As pesquisas foram feitas em dezenas de voluntários que dormiam no laboratório da Unifesp, onde sua postura era observada pelos fisioterapeutas e a fisiologia do seu sono era detectada pelo equipamento de polissonografia. Ao saírem do laboratório, os voluntários recebiam travesseiros adequados à sua estrutura física e recomendações sobre a melhor postura para dormir. Dra. Silmara conta que as melhoras chegam a aparecer no quarto dia de sono com os novos travesseiros.


A postura em que dormimos pode ter grande influência na qualidade do sono e ser uma aliada no tratamento de alguns distúrbios. Dra. Silmara explica que a postura de barriga para cima, por exemplo, favorece a apnéia e pode levar o individuo a desenvolver o ronco.


Ela também diz que os pais devem estar atentos à postura dos filhos durante a noite. Posturas como a de bruços podem favorecer o aparecimento de escoliose e uma flexão indevida do joelho, que podem acarretar problemas na juventude ou na fase adulta. O estudo desenvolvido por Dr. Silmara tem provocado grande repercussão na mídia e na sociedade. Recentemente ela esteve na Venezuela, a convite de uma empresa de colchões, para treinamento de fisioterapeutas. Dra. Silmara diz já ter dado mais de 40 entrevistas sobre seu estudo para jornais, revistas e programas de televisão. “A mídia está muito interessada. Toda a população dorme, e todos querem saber a postura correta de dormir”, afirma.


Diante de tanto interesse da população e da grande demanda do mercado por esses profissionais, a necessidade de se formar fisioterapeutas capacitados e realizar pesquisas torna-se cada vez maior. “Devagarinho conseguimos chamar a atenção de alguns colegas para a capacidade de absorção da área de trabalho e pesquisa”, diz Dr. Luis Vicente. “Hoje, no Instituto do Sono, quase tudo era motivo para pesquisa”, diz Dra. Kelly Ferrarezi, referindo-se à quantidade de temas a serem estudados em distúrbios do sono. “Estamos começando a andar agora”.


Autora: Lúcia Passafaro Peres

Nenhum comentário:

Postar um comentário