sábado, 3 de outubro de 2009

Candidatos, cuidado, apertos de mão repetidos fazem mal.

Os políticos podem sofrer problemas não só nas mãos, mas também nas costas, na nuca, no pescoço ou nos ombros

Os candidatos à presidência dos Estados Unidos nas eleições de sete de novembro não estão gastando só a sola do sapato na campanha, arriscam também a saúde com os freqüentes apertos de mão para conquistar o eleitor, alertou hoje a Associação Americana de Terapia Ocupacional, uma das instituições mais conceituadas dos EUA no campo da Fisioterapia.


"O político em campanha aperta centenas de mãos por dia, qualquer atividade repetida continuamente caracteriza um movimento repetitivo", disse a presidente da associação, Karen Jacobs.


Segundo ela, os políticos podem sofrer problemas não só nas mãos mas também nas costas, na nuca, no pescoço ou nos ombros, porque essas partes do corpo desempenham funções importantes na hora do cumprimento.


Para reduzir esses problemas, a fisioterapeuta recomenda aos candidatos que mantenham o braço próximo ao corpo na hora do aperto de mão, com um ângulo de 90 graus no cotovelo, e que se esforcem para nunca elevar a mão acima do ombro durante um aperto de mão.


Karen recomenda aos candidatos que já experimentam desconforto ou dor, por causa dessa prática, a se adiantarem e abraçarem o eleitor antes do aperto de mão. "Assim eles criarão um contato mais próximo e pessoal sem os riscos daqueles apertos de mão que chegam a doer e esmagar os dedos".


A associação, que representa 52 mil terapeutas, também sugere exercícios de alongamento e relaxamento para ajudar os candidatos em longos dias de campanha.


Fonte: Fisioterapia Atual


Aí vai uma dica de como alongar os musculos da mão e do punho.


Um comentário: