quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Técnicas de fisioterapia são utilizadas em animais

A fisioterapia em animais ainda não é muito enfatizada nas faculdades

A acupuntura e a fisioterapia já fazem parte de diversos tratamentos de reabilitação e alívio de dores. Em animais, tais técnicas estão se tornando comum no mundo dos pets. Um exemplo é Elvis, de apenas 8 meses, um cão que recuperou os movimentos das patas traseiras, afetadas pelas sequelas neurológicas deixadas pela cinomose.


Para quem não sabe, a cinomose é uma doença altamente contagiosa entre cães e é causada por um vírus que atinge vários órgãos, em especial o sistema nervoso. Como a cinomose é uma doença agressiva, pode levar o animal à falência.


A fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Tatiana Leme, explica que a fisioterapia em animais ainda não é muito enfatizada nas faculdades, mas na prática já demonstra excelentes resultados em alguns tratamentos específicos.


Em contrapartida, profissionais da veterinária já utilizam a técnica na cura e reabilitação de alguns cães e gatos, como é o caso da médica veterinária Viviane Machado Pinto, que afirma que sempre é possível apostar na recuperação do animal. Em determinados casos, a acupuntura é aplicada para impedir a progressão de doenças.



Fonte: Assessoria de Comunicação - Portal Educação


Aos interessados, saibam que existe até livro sobre o assunto:


Um comentário:

  1. poxa que legal eu tenho um gatinho e ele é paraplegico visita la o meu blog que eu fiz para ele o blog é www.nuncadesistanino.blogspot.com

    ResponderExcluir