quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Gravidez Saudável


Gestantes adquirirem agilidade e muito mais disposição com Fisioterapia

Outro benefício dos exercícios específicos para a gravidez é o fortalecimento dos membros inferiores e superiores que irão auxiliar a futura mamãe após o nascimento do bebê. "Ela terá mais agilidade e disposição para carregar a criança no colo e amamentar", comenta a professora da Clínica de Fisioterapia do Cesumar, Alessandra Burkle.

Nas sessões de fisioterapia, as gestantes ainda recebem orientações sobre os cuidados com a mama. "Se o bico do peito for invertido, ensinamos algumas manobras que irão solucionar o problema", explica a professora.

Os exercícios de respiração, de condicionamento cardiovascular e a drenagem linfática também fazem parte das sessões de fisioterapia. As mesmas atividade trabalhadas no solo são feitas durante as aulas de hidroterapia. Os exercícios na água alongam a musculatura das pernas, assoalho pélvico e panturrilha.

As gestantes que optam pelo parto normal aprendem técnicas específicas para o trabalho de parto, principalmente de respiração. A fisioterapia também corrige a postura da gestante, que possui uma alteração própria do período gestacional.

A partir do terceiro mês de gravidez, a gestante já está apta para fazer a fisioterapia, desde que com autorização médica.

Dicas para as gestantes

Ao levantar da cama:

Apoie o braço esquerdo no colchão e com o braço direito à frente, apoie a palma da mão no colchão e utilize os dois braços para empurrar-se para cima, sempre na lateral.

Gire lentamente o corpo e sente-se na cama com os pés sobre o colchão.
Aproxime-se, ainda sentada, da lateral da cama e abaixe lentamente as pernas até tocar o chão com firmeza.

Coloque um pé para trás do outro, apóie as mãos nas coxas (perto dos joelhos) e empurre fazendo pressão sobre as pernas. Mantenha o pescoço para frente e as costas reta, empurre desde os pés e levante-se.

Para erguer uma criança pequena:

Coloque os pés um ao lado do outro, dobre os joelhos, abaixe-se e depois levante-se com as costas retas.

Ao carregar seu filho:

Mantenha o corpo reto, procure não se curvar muito e troque a criança de um braço para outro.

Evite levantar peso e esforços desnecessários, mas se precisar fazê-lo, sente-se agachada (de cócoras) mantendo as costas retas.
Evite abaixar os objetos pesados de locais altos. Suas costas se curvarão e você poderá perder o equilíbrio.

Solte a respiração enquanto ergue o peso.


Fonte: O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário